PLANEJAR (O CONCEITO)
O planejamento é um dos processos mais importantes na administração de qualquer coisa. Sem ele, nada consegue se desenvolver adequadamente, inclusive nossas próprias vidas. Tendo muito mais dificuldade para atingirmos os objetivos, que inclusive, são definidos no processo de planejamento, logo se não fez, não tem objetivos e consequentemente ficará como um barco a deriva nesse mundo infinito de opções.
Para passar em um concurso, ou conseguir um emprego desejado, devemos planejar quanto tempo teremos diariamente para estudar e se aprimorar, analisar nossa situação, e definir quais assuntos focar, quais tem mais dificuldade, etc.
Em uma empresa, o processo é semelhante, porém um pouco mais complexo.
O planejamento como teoria, é o primeiro dos quatro principais processos administrativos (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar). Ele influenciará os demais processos.
Ele servirá para dar um norte para toda a empresa, guiando a um caminho a ser definido, servindo de orientação e reduzindo as incertezas. O planejamento proporciona aos gestores uma capacidade de pensar o todo e a longo prazo, e não somente nas pequenas atividades do dia a dia.
Com o planejamento concluído e divulgado, todos os funcionários conseguem entender não só o que devem fazer, mas a relevância do que fazem para a empresa, gerando até motivação com isso.
E mais importante, controle, pois ao definir objetivos, metas e indicadores, fica fácil perceber se os planos e estratégias criadas estão sendo alcançados a partir de um sistema de controle.
Uma analogia muito interessante é vislumbrar o seu negócio ou empresa como um navio, ainda que aparente uma confusão, o capitão normalmente tem um plano, como chegar a uma ilha, por exemplo, que é divulgado a toda tripulação, e cada um sabe exatamente o que fazer para alcançarem o objetivo e o capitão sabe exatamente o que cobrar (controle) de cada um para que isso ocorra.
PLANEJANDO (PASSOS)
Existem diversas formas, métodos, ferramentas e pontos de vista sobre os passos de um planejamento. Um dos mais comuns pelos autores são:
Definir os objetivos (Onde quer chegar)
Entender sua situação atual (Qual longe está do objetivo)
Pensar sobre o futuro (Quais cenários mais prováveis de ocorrer)
Analisar alternativas (Quais as ações serão tomadas, visto o objetivo, a distancia dele e os cenários levantados)
Implementar plano (executar as ações planejadas)
Avaliar resultados (controlar desvios e resultados das ações)
É uma versão resumida e na prática exige muito mais esforço do que aparenta pela leitura, mas é essencial. E não desista, não o veja como um esforço desnecessário, um bom planejamento evitará diversas dores de cabeça bem graves que poderão surgir pela falta dele mais na frente.
Planejar é como afiar o machado, vai te poupar bastante trabalho na hora de cortar a árvore. Lembre o planejamento é um processo para o alcance de uma situação desejada, de modo mais eficiente e eficaz no uso dos recursos pela empresa.
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