Mais um artigo sobre lições de negócios em séries, extraindo e refletindo sobre conhecimentos de Administração. A intenção nunca é a crítica da série, mas fazer paralelos com o mundo dos negócios.
Hoje abordaremos a minissérie: The Playlist. A série mistura parte documental e parte ficcional, sobre a criação da plataforma Spotify e o impacto na indústria da música.
RESUMO
Produzida para a Netlflix, foi inspirada no livro Spotify Untold. A história conta como um aspirante a empreendedor, Daniel Ek, encontra uma oportunidade entre a batalha entre os pesos pesados da indústria da música e a pirataria musical, fortemente alavancada pelo Pirate Bay na época.
Ek vê uma solução, em meio a uma indústria musical turbulenta, ele então decide construir um serviço de streaming de música gratuito e legalizado junto com seu parceiro de negócios, Martin Lorentzon. O serviço então revolucionaria a indústria musical global e por isso enfrentaria grandes desafios com sua equipe.
Cada episódio é um passeio pela história da criação do Spotify contado a partir do ponto de vista de um importante personagem, a saber: o Fundador, o Programador Chefe, o Investidor Principal, o Presidente da Gravadora, um Músico e a Advogada da Empresa.
E para quem não conhece, Spotify é o maior serviço de streaming de música do mundo, contando com 200 milhões de assinantes.
Vamos então as lições:
LIÇÃO 1 - Busca por Patrocínio/Investidor
Ek, ainda que já fosse milionário, sabia que sua fortuna não seria suficiente para realizar o sonho da maneira que queria. Haveria um gasto bem alto e não poderia contar apenas com o seu dinheiro. Busca então Lorentzon, também milionário, mas com uma fortuna bem maior que a dele, que se apaixona pela ideia e resolver virar sócio nesse negócio.
Caso não consiga, pode tentar os investidores anjos e outras modalidades que possuem juros mais baixos. O primeiro inclusive pode atuar também como conselheiro.
LIÇÃO 2 - Equipe Campeã
Ainda que Ek fosse um ótimo programador, ele sabia que não era o melhor, e que existiam vários programadores melhores que ele. E a primeira coisa que fez após conseguir o patrocínio/sociedade para financiar a ideia, foi correr atrás do melhor programador que conheceu, Andreas.
Andreas foi encarregado de ser o chefe de TI, e assim como Ek, foi montar a sua equipe, recrutando os melhores programadores que conhecia para compor seu time.
E a própria sociedade feita com Lorentzon não foi em busca somente do auxílio financeiro, mas das suas capacidades sociais, conhecimentos, e contatos que Ek não possuía.
Em suma, reúna sempre uma boa equipe, de preferência que compartilhem a mesma vontade sobre a realização do sonho, ainda que tenham opiniões diferentes. Estas também são fundamentais para a melhoria e evolução do negócio.
LIÇÃO 3 - A Arte de Negociar
Toda tentativa de empreender possui inúmeros desafios, no caso do Spotify, o maior desafio era sobre os direitos das músicas junto as gravadoras. Vemos claramente que quando as duas partes não cedem em uma negociação, ainda mais quando ambas possuem força igual, nada de bom resultará.
O jogo mudou somente com a entrada da advogada Petra que lutou contra ambos os lados para que cedessem em suas posições de modo que ambos ganhassem com isso. E ainda que tenha sofrido no processo, conseguiu pensar em uma forma do Spotify cobrar os usuários, e das gravadoras cederem os direitos em troca de participação societária em uma negociação ganha-ganha.
Essas foram as 3 principais lições que extrai dessa série. Várias outras podem ser extraídas como a perseverança, mesmo após ser negado por todas as gravadoras, o clima e entrosamento da equipe, a busca contínua por melhoria e performance, entre outras. É uma minissérie ideal para empreendedores, administradores, líderes de startups e entusiastas do mundo dos negócios.
#netflix #analisededados #spotify #conflito #competição #qualidade #gestaodepessoas #equipe #negociação #investidor
________________________________________________________________________
Comments