INTRODUÇÃO
O grande público, infelizmente, não conhece muito sobre consultoria, é algo que até recentemente estava restrito as grandes empresas, dadas as vultuosas quantias envolvidas na contratação. E por isso, acabamos tendo que explicar para os clientes, principalmente para as pequenas empresas e microempresários o que fazemos.
Nesse sentido, resolvemos fazer esse post para explicar definitivamente o trabalho de uma consultoria.
COMO É NA PRÁTICA ?
Vamos direto ao que interessa. Costumamos fazer um paralelo do trabalho do consultor com o de um médico, a diferença é que o paciente, no caso, são as empresas, e muitas vezes em estágio terminal.
De acordo com o IBGE, de cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos, e o SEBRAE também informa que após o primeiro ano de funcionamento, mais de 22% das empresas fecham as portas.
O consultor, como o médico, fará um diagnóstico da empresa, questionando os envolvidos na gestão dela e seus funcionários.
Com as informações coletadas ele verá qual o melhor medicamento a ser utilizado, a saber:
- Plano de marketing;
- Mapeamento de processos;
- Planejamento estratégico;
- Pesquisa de mercado;
- Estruturação financeira;
- Reestruturação logística;
...
Estes são considerados os grandes grupos de projetos, estes contém ações menores como:
- Elaboração de um site;
- Ações em mídias digitais;
- Elaboração de planilha financeira para controle;
- Investigação de gargalo;
- Redução de perdas;
- Elaboração de Matriz SWOT
- Redistribuição de tarefas
...
Estas são só algumas hipóteses de soluções, o universo empresarial é composto de diversos subtemas, como se fossem órgãos, e cada um com suas próprias características.
Assim que definido o problema e a solução, é iniciado o tratamento, que consiste na execução de uma ação, ou um grupo de ações (projeto) com o objetivo de eliminar ou minimizar os efeitos do problema. O consultor pode atuar efetivamente ministrando o remédio, ou seja, realizando as ações, ou apenas orientando a dosagem, isso irá variar de acordo com o contrato estabelecido.
E a importância de ir a um consultor, é que os anos de experiência mostram que o paciente muitas vezes, não consegue enxergar a causa-raiz do problema (doença), empregando uma determinada solução que não funciona, perdendo tempo e dinheiro com os remédios utilizados.
DEFINIÇÕES TEÓRICAS
Trouxemos também três trechos de grandes teóricos do tema que resumem bem a ideia, do que é uma consultoria:
- Um serviço que busca auxiliar na análise e solução de problemas de ordem prática e difundir técnicas de gestão bem-sucedidas, nos diversos setores da economia. Kubr (1986)
- Processo interativo de um agente de mudanças externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, não tendo, entretanto, o controle direto da situação. Oliveira (2011)
- Relação de via dupla. Todos são igualmente responsáveis pelo sucesso do trabalho. O cliente tem de investir tempo e recursos para viabilizar o trabalho do consultor, mas este tem de saber identificar e justificar quando, onde e em que quantidade eles serão necessários. Bretas (2002)
OK! MAS AINDA NÃO VI VANTAGEM
Calma, essa é a parte mais importante, vamos listar agora as 5 maiores vantagens da contratação de uma consultoria:
MENOR CUSTO - Um consultor tem vínculo limitado ao período do projeto, sendo muito mais barato que a contratação de um profissional, seguindo todas as normas da CLT para fazer o mesmo trabalho.
VISÃO DE MERCADO - Um consultor traz uma visão de fora do negócio, não viciada com as práticas já existentes na empresa, uma visão nova, livre de vícios, dogmas e ritos que por vezes travam o desenvolvimento da empresa. Estamos sempre atualizados com o que há de mais novo no mercado.
CONHECIMENTO - As experiências e habilidades adquiridas ao longo da realização de muitos projetos anteriores fazem o diferencial para a contratação de uma consultoria. Muitas vezes o empresário possui um bom conhecimento sobre seu negócio, mas não teve uma formação profissional, se familiarizando com princípios de gestão.
IMPARCIALIDADE - Estamos preocupados em trazer resultados, independente de cargos, rivalidades, emoções e aspirações que possam existir por parte dos funcionários que impedem as melhorias a serem realizadas.
DEDICAÇÃO - O trabalho do dia a dia do negócio por vezes consome todo o tempo dos funcionários, não permitindo que se dediquem a criar novas ideias ou implementá-las. Já o consultor tem dedicação exclusiva para isso.
SOMENTE EMPRESAS TERMINAIS?
NÃO! Esse é outro ponto bem delicado, a maioria das empresas procuram ajuda de consultores quando já se encontram em um estágio bem complicado, acumulando anos de dívidas, de baixa nas vendas, de conflitos internos, etc. Muitas vezes, não tendo mais dinheiro para pagar os consultores e as ações de melhoria, sendo tarde demais. Não muito diferente do que acontece com as pessoas, que procuram um médico quando já estão com problemas bem graves de saúde pois deixaram de realizar os famosos checkups.
Em ambos os caso, não deixe chegar nesse ponto, a consultoria também existe como melhoria de performance, melhoria continua, e inovação, a partir do mesmo processo de diagnóstico, solução e tratamento citado, fazemos com que seu negócio evolua, se mantenha em constante crescimento, e competitivo no mercado.
Não deixe de levar sua empresa em uma consultoria, seja ela qual for, será importante e as vezes vital.