O que é PRODUTIVIDADE?
Para quem nunca ouviu falar, produtividade é uma maneira de mensurar a eficiência da produção de algo, o conceito pode ser aplicado desde a produtividade de um país, de uma empresa, mas também a sua. E é dessa última que nosso post irá tratar.
Você NÃO é o ÚNICO
Pode parecer novidade, mas sim, você não é a única pessoa no mundo que acorda cedo e tem um milhão de coisas pra fazer e sente que 24h não é o suficiente para dar conta de tudo. Todos os dias milhões de pessoas passam pela mesma situação, conciliar tarefas relacionadas a escola dos filhos, provas na faculdade, atividades no trabalho, lazer, saúde etc. Mas como algumas pessoas conseguem e outras não!?
Essas pessoas são produtivas, e certamente realizam uma ou mais das dicas comentadas abaixo, mesmo que de maneira inconsciente. E todas as dicas abaixo são corroboradas por pesquisas de grandes universidades como Harvard e Florida University.
E não! Ser produtivo não é ficar 24h acordado realizando atividades insanamente, se alimentando mal, sem exercícios, só trabalhando, e fazendo tudo rápido e de qualquer jeito. No longo prazo isso não se sustenta. Nosso post é sobre ser produtivo de maneira saudável.
DICA 1 - PRIORIZE AS ATIVIDADES
Liste suas tarefas, inicialmente utilize papel e caneta mesmo, com o tempo, você fará isso mentalmente e de maneira quase involuntária. Em seguida defina prioridades, assim, você saberá o que é mais importante executar primeiro, pense em qual ação terá maior impacto.
Como exemplo particular, tendo a resolver primeiro tudo que tem maior impacto financeiro, como atividades relacionadas a clientes, em seguida atividades mais operacionais e administrativas com baixo valor, sempre do maior para o menor. Mas essa avaliação e ponderação é pessoal, defina os seus valores.
Lembre que, se priorizar TUDO, você não estará priorizando NADA.
Essa não é a primeira dica à toa, é a principal, conseguindo realizá-la, já verá um ganho tremendo de produtividade.
O google agenda é uma ótima ferramenta para te ajudar na organização, faça um teste.
DICA 2 - DIMINUA O USO DO CELULAR
O combo Celular + Rede Social é considerado hoje um dos maiores vilões da produtividade. Você nem percebe, mas está o tempo todo pegando nele, só para ver se há alguma atualização no Instagram, WhatsApp, Facebook, etc.
Tirando uma minoria de pessoas que trabalha efetivamente com marketing nesses canais, a grande maioria acaba só perdendo bastante tempo útil com essa atividade.
Experimente baixar o aplicativo Yourhour, ele te informará o seu nível de vício, variando de usuário comum ao viciado extremo, e confira exatamente quanto tempo por dia você gasta no celular, e quais aplicativos mais te distraem. Sendo possível também colocar limites/alertas para te informar o excesso de uso.
DICA 3 - ORGANIZE SEU ESPAÇO DE TRABALHO
Você pode até achar que se entende no meio do caos, mas quantas vezes já se pegou tentando achar algo no meio da sua bagunça e não conseguiu, e pior, depois descobriu o documento/objeto que precisava, bem ali, no meio de tudo.
Além disso, essa desorganização tende a tirar sua atenção com elementos distrativos. Uma mesa de trabalho organizada manterá você mais focado em uma tarefa e por mais tempo.
E quem trabalha de casa é ainda pior, pois o ambiente possui muito mais elementos e situações que te distraem, como a empregada, os filhos, o marido, a mãe, biscoitos, tv, etc. Nesse caso, separe um espaço exclusivo e imponha limites as pessoas próximas.
DICA 4 - OTIMIZE SUAS REUNIÕES
Por um acaso já havíamos feito um post completo sobre como acelerar suas reuniões. Confira ele na íntegra:
DICA 5 - SEJA SAUDÁVEL
Faça sempre uma pausa entre as atividades de trabalho mais intensa, dê um tempo, caminhe, faça exercícios, se alimente saudavelmente e durma bem.
Não há como ser produtivo com uma mente e um corpo cansados.
DICA EXTRA - DELEGUE ATIVIDADES
Essa é uma dica extra, o motivo? Porque é aplicável somente a quem tem um terceiro para poder delegar uma atividade, por exemplo um líder, gerente, coordenador ou empresário.
Vemos com frequência em nosso trabalho de consultoria nas empresas, gestores e líderes se envolvendo em uma série de atividades que poderiam ser facilmente delegadas mas não são. Vemos falta de confiança, o apego a atividade, medo de perder poder, desorganização, etc.
Supere isso, treine sua equipe, não segure o conhecimento para si, desapegue de atividades simples e burocráticas, delegue!
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No início será difícil, como tudo que é novo, então escolha uma dica de cada vez, não tente todas ao mesmo tempo, pois irá se enrolar e acabar se frustrando.
Faça com calma cada uma e aos poucos e verá sua produtividade aumentando, elas passarão a fazer parte da sua rotina sem você perceber.
Resumo:
- Priorize as atividades
- Diminua o uso do celular
- Organize seu espaço de trabalho
- Otimize suas reuniões
- Seja saudável
- Delegue atividades
Sua produtividade está baixa? E a de sua empresa? Com dificuldade de organização e priorização? Entre em contato que iremos te ajudar.