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Reaction Consultoria

Quer produzir mais? 5 dicas para aumentar a sua produtividade!

Atualizado: 12 de jul. de 2021


produtividade eficiência

O que é PRODUTIVIDADE?

Para quem nunca ouviu falar, produtividade é uma maneira de mensurar a eficiência da produção de algo, o conceito pode ser aplicado desde a produtividade de um país, de uma empresa, mas também a sua. E é dessa última que nosso post irá tratar.

Você NÃO é o ÚNICO

Pode parecer novidade, mas sim, você não é a única pessoa no mundo que acorda cedo e tem um milhão de coisas pra fazer e sente que 24h não é o suficiente para dar conta de tudo. Todos os dias milhões de pessoas passam pela mesma situação, conciliar tarefas relacionadas a escola dos filhos, provas na faculdade, atividades no trabalho, lazer, saúde etc. Mas como algumas pessoas conseguem e outras não!?

Essas pessoas são produtivas, e certamente realizam uma ou mais das dicas comentadas abaixo, mesmo que de maneira inconsciente. E todas as dicas abaixo são corroboradas por pesquisas de grandes universidades como Harvard e Florida University.

E não! Ser produtivo não é ficar 24h acordado realizando atividades insanamente, se alimentando mal, sem exercícios, só trabalhando, e fazendo tudo rápido e de qualquer jeito. No longo prazo isso não se sustenta. Nosso post é sobre ser produtivo de maneira saudável.

DICA 1 - PRIORIZE AS ATIVIDADES

Liste suas tarefas, inicialmente utilize papel e caneta mesmo, com o tempo, você fará isso mentalmente e de maneira quase involuntária. Em seguida defina prioridades, assim, você saberá o que é mais importante executar primeiro, pense em qual ação terá maior impacto.

Como exemplo particular, tendo a resolver primeiro tudo que tem maior impacto financeiro, como atividades relacionadas a clientes, em seguida atividades mais operacionais e administrativas com baixo valor, sempre do maior para o menor. Mas essa avaliação e ponderação é pessoal, defina os seus valores.

Lembre que, se priorizar TUDO, você não estará priorizando NADA.

Essa não é a primeira dica à toa, é a principal, conseguindo realizá-la, já verá um ganho tremendo de produtividade.

O google agenda é uma ótima ferramenta para te ajudar na organização, faça um teste.

DICA 2 - DIMINUA O USO DO CELULAR

O combo Celular + Rede Social é considerado hoje um dos maiores vilões da produtividade. Você nem percebe, mas está o tempo todo pegando nele, só para ver se há alguma atualização no Instagram, WhatsApp, Facebook, etc.

Tirando uma minoria de pessoas que trabalha efetivamente com marketing nesses canais, a grande maioria acaba só perdendo bastante tempo útil com essa atividade.

Experimente baixar o aplicativo Yourhour, ele te informará o seu nível de vício, variando de usuário comum ao viciado extremo, e confira exatamente quanto tempo por dia você gasta no celular, e quais aplicativos mais te distraem. Sendo possível também colocar limites/alertas para te informar o excesso de uso.

DICA 3 - ORGANIZE SEU ESPAÇO DE TRABALHO

organize seu espaço

Você pode até achar que se entende no meio do caos, mas quantas vezes já se pegou tentando achar algo no meio da sua bagunça e não conseguiu, e pior, depois descobriu o documento/objeto que precisava, bem ali, no meio de tudo.

Além disso, essa desorganização tende a tirar sua atenção com elementos distrativos. Uma mesa de trabalho organizada manterá você mais focado em uma tarefa e por mais tempo.

E quem trabalha de casa é ainda pior, pois o ambiente possui muito mais elementos e situações que te distraem, como a empregada, os filhos, o marido, a mãe, biscoitos, tv, etc. Nesse caso, separe um espaço exclusivo e imponha limites as pessoas próximas.

DICA 4 - OTIMIZE SUAS REUNIÕES

Por um acaso já havíamos feito um post completo sobre como acelerar suas reuniões. Confira ele na íntegra:

DICA 5 - SEJA SAUDÁVEL

alimentação saudável

Faça sempre uma pausa entre as atividades de trabalho mais intensa, dê um tempo, caminhe, faça exercícios, se alimente saudavelmente e durma bem.

Não há como ser produtivo com uma mente e um corpo cansados.

DICA EXTRA - DELEGUE ATIVIDADES

Essa é uma dica extra, o motivo? Porque é aplicável somente a quem tem um terceiro para poder delegar uma atividade, por exemplo um líder, gerente, coordenador ou empresário.

Vemos com frequência em nosso trabalho de consultoria nas empresas, gestores e líderes se envolvendo em uma série de atividades que poderiam ser facilmente delegadas mas não são. Vemos falta de confiança, o apego a atividade, medo de perder poder, desorganização, etc.

Supere isso, treine sua equipe, não segure o conhecimento para si, desapegue de atividades simples e burocráticas, delegue!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No início será difícil, como tudo que é novo, então escolha uma dica de cada vez, não tente todas ao mesmo tempo, pois irá se enrolar e acabar se frustrando.

Faça com calma cada uma e aos poucos e verá sua produtividade aumentando, elas passarão a fazer parte da sua rotina sem você perceber.

Resumo:

- Priorize as atividades

- Diminua o uso do celular

- Organize seu espaço de trabalho

- Otimize suas reuniões

- Seja saudável

- Delegue atividades

Sua produtividade está baixa? E a de sua empresa? Com dificuldade de organização e priorização? Entre em contato que iremos te ajudar.

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