TIPOS
Recentemente fui questionado por alguns clientes sobre liderança, estavam com problemas e buscavam orientação sobre as qualidades, capacidades e perfis, após respondê-los notei que o assunto poderia ser um bom post, e aqui estamos.
De maneira teórica, na literatura de Administração, existem alguns estilos de liderança, irei falar um pouco sobre a teoria mais simplista, nesta existem 3 estilos:
Autocrática;
Liberal;
Democrática;
AUTOCRÁTICA
Remete ao autoritarismo, nesse o líder é o "mandachuva", ele dita as regras, determina quem faz o quê, independente dos anseios e vontades dos liderados, não costuma ver o bem estar e capacidades de sua equipe, sendo intransigente nas decisões.
Pontos Positivos: Velocidade na tomada de decisão e celeridade na distribuição de tarefas.
Ponto Negativo: Desestímulo dos liderados quanto as atividades e intransigência.
LIBERAL
Remete a liberdade, a equipe tende a tomar decisões em conjunto, envolvendo ou não o líder, por vezes somente o comunicando da decisão, sua participação é bastante reduzida, inclusive na divisão de tarefas pelo time.
Pontos Positivos: Integração da equipe, sentimento de participação nas decisões e prazer nas tarefas.
Ponto Negativo: Baixa produtividade, lentidão na tomada de decisão e distribuição de tarefas.
DEMOCRÁTICA
O líder funciona como um mediador da tomada de decisão, ajudando o grupo a escolher, ou minimamente ouvindo os anseios do grupo para embasar sua opinião quanto a uma decisão. Ele procura se envolver com a equipe como um igual, não acima, como o autocrático, nem distante como o liberal.
Pontos Positivos e Negativos: Esse estilo tende a ser o preferido, pois ele consegue ser um meio do caminho entre os dois extremos, o Liberal e o Autocrático. Tendo um pouco dos dois, por exemplo, ele não tem uma tomada de decisão tão rápida quanto o autocrático mas também não tem a lentidão do modelo liberal.
QUAL ESCOLHER?
Após a leitura fica um pouco óbvio que a escolha mais correta seria que todos fôssemos, ou tentássemos ser, um líder democrático. Então qual o motivo do questionamento de qual escolher? Por que todos não são líderes democráticos? E por que nem sempre o líder democrático dá certo?
O problema existe por dois motivos:
Somos indivíduos com perfis e maneira de ser diferentes;
As empresas possuem cultura e valores diferentes também;
Dito isso, o que funciona em uma empresa, área ou projeto não será necessariamente o mesmo e o correto para uma outra empresa, área ou projeto.
Esse é o motivo pelo qual, nós na Reaction Consultoria, trabalhamos de maneira diferenciada, com um diagnóstico mais elaborado, sem soluções prontas, pois acreditamos que cada empresa possui suas próprias características e assim devem ser tratadas, respeitando e se adaptando a sua individualidade.
Nesse sentido, o tipo de líder que você deverá ser, levará em conta uma série de fatores, como o estilo da empresa, as necessidades dela e da sua área, bem como as particularidades da sua equipe.
Por exemplo, empresas que possuem um jeito mais agressivo de trabalho, com metas mais ousadas acabam que não sustentam um líder democrático, menos ainda um liberal, pela necessidade muito alta de tomada de decisão rápida, como concessionárias e financeiras. Por outro lado empresas que tem um giro mais lento, uma necessidade de criação e abstração maior como produtoras, ou que lidam com arte e artistas, pode ser que um liberal tenha mais sucesso que um líder democrático também.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O líder, tem como dever conseguir que os liderados trabalhem em prol da realização de um determinado objetivo. E como visto, cada perfil tem suas vantagens para alcançá-lo, até mesmo a autocrática pode acabar dando certo, pois tudo depende de uma série de fatores. Tendo a acreditar no modelo Democrático como ideal, mas a adaptação, mais uma vez é a chave do negócio.
E você descobriu seu perfil? É o mais adequado para sua área e empresa? Com dificuldades no trabalho com sua equipe? Entre em contato que iremos te ajudar.