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Reaction Consultoria

Como fazer um Planejamento Estratégico. Etapas e Exemplos. Parte I.

Atualizado: 12 de jul. de 2021


Planejamento Estratégico. Visão. Missão. Valores

DEFINIÇÃO

O Planejamento Estratégico por definição é uma atividade de gerenciamento organizacional usada para definir prioridades, concentrar esforços e recursos, garantir que os funcionários e outras partes interessadas estejam trabalhando em prol de objetivos comuns, estabelecer resultados pretendidos, avaliar e ajustar a direção da organização.

O planejamento é normalmente realizado pelas empresas todo os anos, no início ou no fim do ano anterior, mas não se restringe só a elas, você pode, e deve, aplicá-los também nos seguintes casos:

O resultado do planejamento estratégico é o Plano Estratégico, e existem diversas formas e modelos para elaboração desse plano, nesse post faremos uma divisão em três partes, a saber:

  1. Onde estamos;

  2. Para onde vamos;

  3. O que faremos para chegar lá.

Hoje iremos falar sobre a primeira parte: ONDE ESTAMOS.

Onde estamos, representa uma avaliação dos fundamentos da empresa, sua missão e seus valores/princípios, esses não costumam ser revisados constantemente, são mais estáticos se comparado aos demais tópicos que iremos abordar. A Parte 1 pode ser dividida também em três grandes atividades:

  1. Missão

  2. Valores e Princípios

  3. SWOT

1 - MISSÃO

A missão descreve o propósito da sua empresa, o motivo da existência dela, vamos dar uma olhada nas missões de algumas das principais empresas da atualidade:

Google

"Organizar as informações do mundo todo e torná-las universalmente acessíveis e úteis

Netflix

"Permitir que seja ridiculamente fácil para todos ver seus filmes e programas de TV favoritos."

Whats App

"Possibilitar que as pessoas se comuniquem sem barreiras em qualquer lugar do mundo."

Reaction Consultoria

"Estruturar nossos clientes para que sejam economicamente sustentáveis."

Praticamente, toda grande empresa tem sua Missão definida e declarada publicamente, busquem no google as missões das empresas que curtem, veja como elas se relacionam com o negócio, e quem sabe se inspire na construção da sua.

Existem algumas regrinhas e macetes para a construção da missão que caso tenham interesse, mandem um e-mail solicitando que faremosr um post específico para isso.

Importante: Não confundir Missão com Visão, este último se enquadra na Parte 2 (Para Onde Vamos) que iremos tratar mais à frente. Para os concurseiros que frequentam nosso blog, saibam que é pegadinha constante essas duas palavras nas questões de administração.

2 - VALORES

Os valores informam suas crenças e princípios (não religiosas), que guiam a empresa no seu dia a dia, no trato interno com os funcionários, nas trocas comerciais com clientes, parceiros, fornecedores e todos os stakeholders.

Normalmente é uma lista de três a dez itens, algumas empresas explicam o significado de cada item, outras criam itens autoexplicativos.

Infelizmente, o que nós vemos é que muitas vezes as empresas acabam não "cumprindo" com seus valores declarados.

Mas vamos dar uma olhada agora nos valores de algumas grandes empresas:

Petrobrás

Fonte: Site Petrobras, Valores

Microsoft

• Integridade e honestidade;

• Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia;

• Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento;

• Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final;

• Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal;

• Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores.

Coca-Cola

Inovação

Liderança

Responsabilidade

Integridade

Paixão

Colaboração

Diversidade

Qualidade

Reaction Consultoria

​Foco no Cliente

​Resultados Práticos

​Comprometimento

3 - MATRIZ SWOT

SWOT é um acrônimo em Inglês para as palavras Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, em português também conhecida como Matriz FOFA. Esses elementos são cruciais no entendimento da situação atual da empresa.

Essa matriz é uma poderosa ferramenta técnica de análise, utilizada também na construção de Planos de Negócio, Planos de Marketing, e Planejamento Pessoal. Em breve faremos um post somente sobre essa técnica tão importante.

A SWOT construída irá te permitir aproveitar os pontos fortes, remediar suas fraquezas, investir nas oportunidades e prevenir as ameaças.

Os pontos fortes e fracos dizem respeito ao microambiente, e as ameaças e oportunidades ao macroambiente. Temos um modelo bem interessante sobre isso nesse post aqui: Análise de Mercado.

Matriz SWOT, Matriz FOFA, Oportunidades, Ameaças, Forças, Fraquezas

* strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades), and threats (ameaças).

Faça o download do nosso modelo Matriz SWOT em Excel aqui.

Diferentemente da Missão e dos Valores, a SWOT de cada empresa não costuma ser divulgada, contém informações, por vezes, sigilosas que favoreceriam a concorrência, portanto não será tão fácil achá-las na integra ou atualizadas.

Exemplificamos abaixo uma SWOT preenchida de um restaurante vegano em Botafogo no Rio de Janeiro.

  • Forças: Ambiente agradável, Menu diversificado, Diversas formas de pagamento, Preços.

  • Fraquezas: Poucas cadeiras disponíveis, Nicho muito específico, Atendimento pouco cordial e confuso, Ponto com pouca visibilidade .

  • Ameaças: Muita concorrência indireta.

  • Oportunidades: Crescimento do interesse em ser vegetariano, Pouca concorrência direta.

4 - RESUMO

O planejamento estratégico é o balizador das atividades das empresas, seja ela pequena, micro, ou gigante, a partir dele, todas as atividades serão definidas, descendo para o plano tático e operacional.

É realizado anualmente, na maioria das vezes, e precisa ser acompanhado durante todo o ano.

Nesse post ainda estamos longe da fase de acompanhamento, apenas demos os primeiros passos no planejamento estratégico, mas são os passos que irão guiar todo o caminho e trajetória da empresa.

Agora nos conte sobre você, sua empresa possui planejamento estratégico? Tem a sensação de não saber para onde está indo? Precisando de ajuda?

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