O que é?
É o processo de obtenção de informações relacionadas ao mercado de atuação de uma empresa, e que podem impactar este empreendimento.
Sendo peça fundamental para toda e qualquer empresa, podendo ser cíclica ou por demanda, mas terá de ser feita em algum momento, caso queira ter sucesso no seu negócio pois é também componente básico dos famosos planos de negócio e de marketing.
Saber fazer uma boa análise de mercado é inclusive importante para os interessados em investimentos, seja ele CDB, Debênture, FII e principalmente, Ações. O entendimento do mercado em que essas empresas atuam é um diferencial para entender as oscilações nos balanços das mesmas. Por exemplo: Embraer, mercado bem particular, com vendas em lotes com grandes lucros em determinados períodos e nada em outros. Como dizem "avião não é biscoito".
Como fazer?
Conceitualmente uma ótima análise de mercado deverá abranger todo o Macroambiente (subtópicos: político, tecnológico, econômico, etc.) e Microambiente (subtópicos: cliente, concorrente, fornecedores, etc.).
Para cada um dos subtópicos existem diversas outras possibilidades, por exemplo, no quesito cliente:
Consumo;
Ticket médio;
Persona e Comportamento;
Jornada;
Região e Sexo;
etc.
E cada uma dessas possibilidades poderão ser averiguadas também por diversas maneiras, como pesquisa de mercado, coleta em fonte secundária (como o IBOPE), simulação, entrevistas, observação, banco de dados, etc. Existe um mundo de informações a serem obtidas e utilizadas para análise.
Gostando? Dê uma olhadinha nos Nossos Serviços e escolha um.
Como decidir quais tópicos serão avaliados?
As empresas, principalmente as pequenas, possuem recursos limitados, logo ter foco é um diferencial nas decisões, mesmo que leve a decisão: "Queremos uma Análise de Mercado Abrangente", nesse caso, bastante comum inclusive, será realizada a coleta e análise de dados em um nível mais alto, com o objetivo de entender o todo.
Em termos da teoria de análise de mercado, quanto mais informações dos ambientes, melhor será a visão de mercado obtida. Mas, por escassez de investimento, pode ser decidido realizar o estudo somente em algumas áreas, como Clientes e Fornecedores.
Em resumo a abrangência, detalhamento e forma de pesquisa irão depender do quanto de recurso (tempo e dinheiro) está sendo disponibilizado.
Quais os passos?
Definir objetivos da pesquisa;
Planejar a coleta de dados;
Coletar dados;
Analisar dados;
Elaborar relatório e resultados.
Esse é um tema bastante rico, em um próximo post iremos entrar em outros detalhes como tipos de pesquisa, fontes de dados, confiabilidade na análise, os passos detalhados e macro/microambientes. Aguarde!
Está cheio de problemas no seu negócio, ou quer abrir um, entre em contato e vamos conversar sobre isso.